O serviço de médicos da online do Reino Unido
Superdrug fez uma pesquisa em 18 países do qual seria o corpo ideal de uma mulher. Para isso cada país teria que usar o mesmo desenho gráfico e com ajuda do Fotoshop criar a imagem desejada de acordo com as regra de cada país.
O resultado foi surpreendente. Você nota a diferença no cabelo,no rosto, na roupa, e principalmente no corpo. Por exemplo na China o índice de massa corporal ideal seria 17,5 em mulheres adúltas (caso anorexia). Enquanto isso, na Espanha seria 25,5 (acima do peso).
Esse blog é
voltado para o
padrão de beleza da mulher e a pergunta é quem
define esse padrão. Uma parte é definida pelas grandes campanhas publicitarias e a outra parte é definida pela cúltura de cada país.
Não só levando em conta os padroes de beleza ideal, mas também o papel que os idosos desempenham na sociedade é importante. Na Ásia por exemplo, China ou Japão os idosos são respeitados pelos jovens. Eles são vistos como pessoas sábias e experientes e por isso apreciadas. Na cultura do sul da europa eles também são respeitados e apreciados e simplesmente fazem parte da familia e da sociedade.
No oeste do Reino Unido, como também na Holanda, o foco é nos jovens e o respeito pela idade avançada é menos óbvio. Dois anos atrás eu estava em um elevador cheio, com uma amiga de 62 anos e ela estava sendo empurrada por uma jovem de uns 18 anos. Quando ela reclamou pra jovem, a mesma disse que sabia que estava empurrando, mas não podia fazer, e não pediu desculpas e continuou empurrando com a falta de educação.
O mercado de trabalho também é difícil. O grupo de 45 anos é considerado velho e caro para o impregador. O salário minímo de uma pessoa com mais 45 anos é maior do que o de um jovem de 20. Além disso esse grupo( 45+) é considerado lento, menos flexível e teimoso. E nem sempre é assim pois, a pessoa mais velha tem experiência, e muitas vezes muita vontade de trabalhar e são colocadas de lado.
Também na área comercial você vê cada vez menos pessoas de 50 anos. Nos comerciais essas pessoas são vistas como vovôs e vovós. Como se essas pessoas não pudessem mais sair de casa para ir a um restaurante, um bar,dançar ou fazer esporte.
O problema aqui no ocidente é que as oportunidades tem o foco nas pessoas jovens ou o idosas, mas não tem meio termo. Para as pessoas que estão no meio não tem nada interessante. Nas revistas, a mesma coisa. Jovem ou idoso.
Eu fico me perguntando onde estão as campanhas de púlblicidades para as pessoas de meia idade. E os empresários que não pensam em criar lugares interessantes para pessoas dessa faixa etaria. Eu tenho 45+, mas não sou velha e minhas amigas também não...Mas onde está o artigo na midia que nos inspira a mulher atual de 45? como é que o impregador vai mudar sua imagem sobre a pessoa de 45 se ninguém fala sobre isso? Como vão surgir os empregos? A vida social acaba aos 45 anos de idade?
Você reconhece isso no seu país?
Tradução Jerry Lima de Jesus