dinsdag 29 september 2015

Growing old...





Quando eu era pequena eu achava que todas as pessoas idosas eram doentes. As únicas pessoas idosas que eu conhecia eram meus avós, e eles estavam sempre indo para o hospital. O tempo passou e eu cresci. Os meus pais agora já são avós e os seus netos também pensam a mesma coisa. O meu pai tem quase 80 anos e frequenta o hospital regularmente. Minha mãe tem 70 anos e já fez uma cirurgia de quadril.

Eu tenho uma amiga de 86 anos, que aqui vou chamar de C. Nós nos conhecemos há mais de 25 anos e ela é tão saudável quanto um peixe. Quando eu a conhecir ela já estava com 60 anos. As vezes  quando eu telefonava e ela não atendia eu ficava muito preucupada achando que tinha acontecido algo com ela. Com o passar do tempo eu intendir que essa preucupação não era necessario e que C. provavelmente completará 100 anos.

Outro dia em conversa eu perguntei pra ela como era essa coisa de envelhecer, como ela se sentia e o que mudou. Ela respondeu que se sente do mesmo jeito que antes com exceção do rosto e  do corpo que mudaram com o tempo, mas que os sentimentos continuam igual. C disse que ainda é capaz de se apaixonar e que ainda tem desejos, como uma pessoa de 40 ou 50 anos. Uma coisa que ela acha triste é o fato da maioria dos seus amigos da mesma idade já terem falecido. Os poucos que sobraram estão ocupados cuidando dos netos, os filhos moram longe e por esse motivo ele se sente uma pessoa solitária.

Duas amigas minhas ficaram gravemente doentes esse ano e uma delas já faleceu. São coisas que me fazem refletir. O filosofo e psiquiátra Damiaan Denys falou em entrevista para a tv Holandesa que a maioria das pessoas com a idade entre 40 e 45 já começa a pensar sobre a morte. Assunto para refletir e aprender.

Aprender por exemplo a cuidar e a valorizar a saúde, aproveitar as coisas boas da vida, fazer o que se gosta, criar uma boa rede de amigos, não deixar nada para depois.
4,1 Milhoês de holandeses com idade acima de 55 anos se sentem solitários. Minha amiga C não é a única.

Cuidar da aposentadoria é muito importante, mas cuidar da saúde é importantissimo. Sem uma boa saúde não tem como desfrutar a aposentadoria.

Ou você pode se mudar para Suíça...

(Klik no link lilás para mais informaçoes )



Tradução Jerry Lima de Jesus

Foto:Anne Verhoijsen - Beyond time (2008) - via  het Dolhuys

Geen opmerkingen:

Een reactie posten